Urbs Salvador - Arnoldus Montanus
O título original desta ilustração é Urbs Salvador, publicada em 1671, como parte da obra De Nieuwe en Onbekende Weereld: Of Beschryving van America en ’t Zuid-land, do holandês Arnoldus Montanus, páginas 554 e 555. O autor da ilustração não é conhecido, uma vez que a obra de Montanus é um conjunto de contribuições de vários autores.
O desenho base desta ilustração foi provavelmente feito entre 1640 e 1641, pois o único marquês e vice-rei do Brasil (referido na legenda), até a época da publicação dessa obra, foi Jorge Mascarenhas, que governou nesse tempo. O autor foi provavelmente algum espião holandês, durante as invasões holandesas, que terminaram em 1654. Além disso os novos prédios do Paço Municipal e da Casa do Governo, edificados em 1663, não estão aqui representados.
Interessante notar os ascensores mecânicos usados para transporte de mercadorias, próximos do local do atual Elevador Lacerda. Esses equipamentos foram desativados no século 18.
Embaixo, estão duas ampliações desta imagem. Uma maior resolução da imagem acima está disponível para download (4,6MB). Veja, também, uma versão, um pouco diferente e com alguns acréscimos, publicada em 1770 ►
A - Convento do Carmo.
B - Porta do Carmo (dos muros da Cidade).
C - Colégio dos Jesuítas.
D - Convento de São Francisco.
E - Sé Primacial (não tinha dois corpos como desenhado, trata-se do primeiro templo da Igreja de São Pedro dos Clérigos, que era vizinha à Sé).
F - Cárcere.
G - Corte do marquês e vice-rei do Brasil.
H - Porta de São Bento (final da Rua Chile, na Praça Castro Alves).
I - Subúrbio.
L - Armazéns.
M - Forte do Mar (São Marcelo).
N - Lago artificial.
O - Forte Santo Alberto.
Copyright © Guia Geográfico - Cidade do Salvador |
Versão colorizada.
Ilustração publicada em 1671, com base em desenho feito provavelmente em 1640 ou 1641.
Legenda original
(versão traduzida, ao lado)
M
L
O
E
G
I
H
B
K
A
C
D