Salvador em 1942

No The National Geographic Magazine

 

 

Esta bela fotografia de Salvador foi publicada no The National Geographic Magazine, em outubro de 1942 (volume LXXXII, nº 4), em artigo de Henry Albert Phillips, intitulado Air Cruising Through New Brazil, com 32 ilustrações do Brasil.

Vê-se, em destaque, o Elevador Lacerda, o antigo Mercado Modelo e as embarcações em sua famosa rampa. Aqui era o centro comercial da Bahia, na época. Foi o centro comercial, administrativo e político do Brasil, até meados do século 18.

O estadunidense Henry Albert Phillips (1880–1951) foi editor da Motion Picture Magazine, em 1910, e foi roteiristas de vários filmes, entre 1913 e 1920. Como jornalista, escreveu para várias publicações e fez cobertura da Segunda Guerra Mundial, na Itália, onde o Brasil lutou. Quando esteve na Bahia ele foi, é claro, na Lavagem do Bonfim.

The National Geographic Magazine publicou vários artigos sobre a Bahia em seus mais de 120 anos de existência, como o de agosto de 2002, Where Brazil Was Born: Bahia.

Veja também o Farol da Barra, em 1928, publicado na mesma revista.

Mais imagens antigas do Elevador Lacerda

 

História de Salvador

 

Lacerda Elevator

 

O Cristo Redentor da Bahia foi publicado na National Geographic, em 1930, antes da inauguração do Cristo do Rio de Janeiro.

O Monumento Jesus - o Salvador, foi instalado no Monte Christo Redemptor, em 1920. Em 1967, foi transferido para o Morro da Barra, sem a sua base em cristal de rocha, que brilhava com a incidência do sol.

 

Vista aérea de Salvador, em 1930, em outro artigo do The National Geographic Magazine.

 

Elevador Lacerda

 

Salvador

 

Cristo Bahia

 

Salvador 1930

 

Copyright © Guia Geográfico - Porto de Salvador Bahia.

 

 

Cidade Salvador

 

Artigo