Aquarelas de Emeric Essex Vidal

(1835 - 1837)

 

As aquarelas aqui apresentadas foram pintadas pelo artista inglês Emeric Essex Vidal, entre 1835 e 1837. Representam paisagens da Baía de Todos os Santos, incluindo um panorama da Cidade do Salvador. Foram publicadas, em edição fac-similar, em 1996, pelo Banco da Bahia Investimentos, com texto do antropólogo Pedro Agostinho da Silva (1906-1994), da UFBA.

Emeric Essex Vidal nasceu em Bedford, Inglaterra, em 29 de março de 1791. Em 1806, alistou-se na Marinha Britânica, onde exerceu cargos de secretário do comandante e escrivão de bordo. Em 1808, Vidal chegou em Salvador no HMS Clyde, um dos navios que acompanharam a Família Real de Lisboa até a Bahia. No ano seguinte, deixou o serviço ativo da Marinha. Em 1815, estava a serviço das tropas britânicas na guerra contra os EUA. Nessa época, produziu suas primeiras aquarelas conhecidas. Em 1816, retornou ao serviço ativo da Marinha no HMS Hyacinth, como escrivão e secretário do comandante. O Hyacinth dava, então, proteção aos navios mercantes britânicos no Atlântico Sul. Vidal pintou aquarelas de Montevideo, Buenos Aires e Rio de Janeiro, publicadas na Inglaterra, a partir de 1820. Em 1821, registrou, em aquarelas, os funerais de Napoleão.

Em 1826, seguiu no HMS Ganges, em serviço no Atlântico Sul. Pintou, em vista panorâmica, a Baía de Todos os Santos e a Cidade do Salvador. Fez também ilustrações do Rio de janeiro. Em 1831, embarcou no HMS Asia, que servia em Lisboa. No ano seguinte foi ferido e deixou o serviço ativo.

De 1835, embarcou no HMS Talbot, com destino ao Brasil. Pintou novos panoramas do Rio de Janeiro, da Baía de Todos os Santos e da Cidade do Salvador. Em 1837, deixou o Talbot.

Segundo Pedro Agostinho, Salvador era a maior e mais rica cidade do Atlântico Sul durante os tempos a vela. Era também famosa por sua beleza. Charles Darwin apaixonou-se pela Bahia quando aqui esteve, por duas vezes, em 1832 e 1836. Em 1510, antes de ser Salvador, era a Terra de Caramuru. Desde o século 17, tem sido uma das cidades mais pintadas, desenhadas e fotografadas da América, por incontáveis artistas.

Vidal morreu, em Londres, em 7 de maio de 1861.

Mais: Aquarelas de Robert Pearce de 1819

 

Mais Salvador no século 19

 

A Baía de Todos os Santos com o Bonfim e Monte Serrat, ao fundo.

 

Panorama da Cidade do Salvador

(Clique nas imagens para ampliar)

 

Barra Baia

 

Gamboa

 

Solar do Unhão

 

Theatro

 

Catedrais Salvador

 

Aquarela Bonfim

 

Emeric Essex Vidal

 

 

História de Salvador

 

 

Barcos

 

Barcos na Baía de Todos os Santos.

 

Baleeiras

 

Baleeiras com a Ilha de Itaparica ao fundo.

 

Copyright © Guia Geográfico - Cidade do Salvador

 

Emeric Essex Vidal

 

 

História Cidade Salvador