Porto de Salvador no Século 19, cerca de 1885
Esta fotografia foi publicada no livro O Brazil Illustrado com Gravuras, em 1896, de Mauricio (Moritz) Lamberg (com versão em alemão, Brasilien: Land und Leute, publicada posteriormente, em 1899). O texto em português teria sido escrito em 1888, ou antes, pois o tradutor Luiz de Castro, faleceu nesse ano.
A fotografia da Bahia é anterior a 1887, quando o Paço Municipal ganhou nova torre, e posterior a 1873, quando foi inaugurado o Elevador Lacerda. Lamberg esteve na Bahia, pela primeira vez, em 1885.
O autor dedicou todo o Capítulo X à Bahia e escreveu:
A Bahia é, presentemente, uma das primeiras cidades comerciais da América do Sul e, como praça sólida, não é inferior a nenhuma outra e é por isso que goza na Europa de muito crédito.
Ele também elogiou a Faculdade de Medicina "por causa da sua extensão e do seu rico laboratorio. Nos seus vastos amphitheatros, professores de merito e de grande saber dão as suas lições", relatou que seus estudantes eram alegres e vivos.
Também elogiou a situação imponente e bonita da Cidade Alta, mas não gostou da Cidade Baixa, a qual chamou de bazar labiríntico e feio. Citou ainda que existiam todos os estabelecimentos que correspondiam às exigências de uma cidade moderna e que a maior parte tinham belo aspecto.
Observou que os negros baianos eram homens hercúleos, de aparência áspera, mas trabalhadores, econômicos e principalmente honestos. Nas fazendas, eram bem tratados.
Notou que existiam na Cidade muitos portugueses, alemães, suíços, ingleses e franceses.
Copyright © Guia Geográfico - Cidade do Salvador |
Carmo